Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cliff B:"É difícil ser produtor de jogos"



A indústria parece estar a atravessar um mau período, principalmente pelos ataques incessantes dos hackers às várias companhias do sector e isso provoca medo e mal estar numa indústria que depende cada vez mais da Internet.

Cliff Bleszinski, criador de Gears of War, falou com o IndustryGamers sobre este assunto, afirmando que muitos dos produtores estão a passar um mau momento perante a quantidade de ataques feitos durante estes últimos meses.

Bleszinski contou ao site que, "É lixado! Penso que se deve tratar os hackers com muito cuidado porque se tu lixares um grupo de piratas de forma errada, podem conseguir os teus materiais e colocarem-te contra a espada e a parede. Conheço produtores que não puderam colocar as suas betas por isso. É um problema sério. É difícil de erradicar principalmente quando falas de um futuro conectado."

Obama quer que troquem jogos por livros

Pelos vistos Barack Obama não deve gostar muito de jogar videojogos. O presidente dos Estados Unidos escreveu uma carta alusiva ao Dia do Pai convidando os mais pequenos a trocarem os jogos por livros.

Na carta pode-se ler que, "Sabemos que cada pai tem uma responsabilidade pessoal para com os seus filhos para conseguir que se desliguem dos videojogos e que abram um livro; ensinar-lhes a diferença entre o bem e o mal, mostrar-lhes como tratar com respeito os outros. E acima de tudo, ter um papel ativo nas suas vidas."

Esta não foi a primeira vez que Obama se mostrou contra os consoles de jogos durante a sua trajetória como político. Em maio do ano passado já tinha atacado os consoles da PlayStation e Xbox por serem uma distração da educação.


Eric Hirshberg, diretor executivo da Activision, sublinhou o seu desejo de querer reparar a percepção que têm os jogadores sobre a produtora, afirmando que pretender acabar com a sua imagem de maus rapazes.

Numa recente entrevista com o Gamasutra, quando lhe questionaram a sua opinião sobre a má imagem da Activision ele respondeu que, "Quem é que quereria isso? Quem é que quer ser conhecido como o mal dentro da tua própria indústria ou como o vilão do império do mal?"
"Penso que o assunto é exagerado. Vejo uma companhia muito criativa que dá aos seus produtores as ferramentas e recursos necessários para fazer grandes coisas e que não teme adiar jogos se a situação assim o exigir."

Hirshberg continuou dizendo que a chave para melhorar a imagem da Activision é de lhe colocar uma cara humana, serem transparentes e honestos na sua relação com a comunidade.

Novo hardware para 2014

Em declarações à publicação britânica EDGE - a revista -, a produtora de Just Cause alegou ter a certeza "que um novo console da Microsoft ou da Sony chegará ao mercado em 2014".

Na última semana a produtora anunciou que estava a montar um novo estúdio na cidade de Nova Iorque, tendo dito que o primeiro projecto desse estúdio seria um título AAA apontado para a próxima geração de plataformas para 2014.

De acordo com David Grijins, apontado como futuro director do estúdio algumas razões permitem explicar o porquê da chegada dos novos consoles ou de uma delas para daqui a 3 anos.

"Nós temos estado em contacto com imensas pessoas. E temos detido algum estudo sobre o assunto pelo que temos quase a certeza que uma nova consola chegará ao mercado em 2014."

No entanto também adverte que a transição não implicará uma transformação tão grande como alguns poderão esperar: "Eu não penso que a indústria necessite de jogos mais bonitos: penso que precisa de melhores jogos e se houver uma forma de melhorar isso nos próximos anos, tudo bem, mas o aspecto dos jogos é tão bom atualmente que eles não precisam de ser melhorado.


De todo o modo vale a pena lembrar que a Sony mantém em cima da mesa a PS3 como projecto para dez anos de ciclo com toda a atenção na consola, esperando-se que esse seja o tempo suficiente para alcançar as vendas da PS2, superando por isso os 100 milhões de consolas vendidas.

A Microsoft pretende alcançar o mesmo objectivo, já que optou por descontinuar muito cedo a Xbox para favorecer a Xbox 360 e por certo que não quererá desistir da consola antes de passar a barreira já alcançada pela Sony dos 100 milhões.

SEGA vai continuar apoiar Kinect

Em entrevista para o GamesIndustry, Mike Hayes da SEGA, revelou que a sua companhia vai continuar a apoiar o Kinect da Microsoft.

Hayes confirmou que a companhia vai continuar a incluir funcionalidades Kinect nos seus jogos e que se mantém em total apoio ao controlo por movimentos.

"No Kinect definitivamente acreditamos no que a Microsoft tem vindo a dizer, fizeram um grande trabalho com o Kinect, por isso temos Rise of Nightmares como exclusivo para ele, e estamos a usar funcionalidades Kinect nos nossos jogos futuros."

Sobre a Vita, Hayes relembra que Virtua Tennis 4 foi provavelmente a única demonstração de um jogo não Sony presente no evento (na verdade também lá estava BlazBlue). Para o homem da SEGA isto mostra bem o empenho da companhia na Vita, algo que já tinham dito à própria Sony e mais anúncios chegam nos próximos meses.

Sobre a Wii U, Hayes disse que, "Como sabes, a Sega está relativamente próxima da Nintendo, portanto novamente, tivemos o primeiro olhar sobre a Wii U. Com Aliens: Colonial Marines temos mesmo estado a usar o comando, mas porque somos a única third-party que tinha algo a funcionar lá foi decidido não mostrar isso."

Microsoft confiante em Halo

Dennis Durki da Microsoft disse que a companhia se sente muito bem em respeito ao futuro da série Halo após a saída da Bungie.

Halo: Combat Evolved Anniversary para Novembro e uma nova trilogia Halo a começar com Halo 4 algures em 2012 foram já anunciados após o envolvimento da Bungie com a série ter terminado e a Microsoft mostra-se confiante quanto ao futuro.

"Sinto-me muito bem sobre o futuro de Halo. A equipa que construímos na 343 Industries - muitos deles trabalharam em Halo em algum ponto ao longo das suas carreiras e essas equipas são meio...como sabes, as equipas de desenvolvimento são muito, muito fluídas. Portanto se olhasses para o melhor de muitas dessas pessoas, em algum ponto durante os últimos 10 anos, elas estiveram nos produtos Halo."

Durki sabe que existe uma enorme quantidade de fãs de Halo que quer mais e estão ansiosos por novas experiências. Para o homem da Microsoft Halo: Combat Evolved Anniversary é uma espécie de prenda para todos eles.

Halo 4 chega na época Natalícia de 2012 e com a edição comemorativa a Microsoft acredita que fãs e equipa de desenvolvimento vão ter muito a ganhar.

MS garante Xbox Live não foi hackeado

A Microsoft quis deixar bem claro que a segurança do Xbox Live não foi posta em causa, depois do grupo Lulzsec ter publicado que tinha conseguido roubar dados pessoas de utilizadores de sistemas como Facebook, Paypal, Xbox Live, Twitter entre outros.

O pânico gerou-se a partir do momento em que o grupo Anonymous atacou a PSN, fazendo com que agora as companhias andem super atentas a este tipo de ataques.

Num comunicado a Microsoft advertiu que não têm nenhuma prova de que os dados do Xbox Live estejam comprometidos e reforçou que a segurança no seu serviço é um assunto prioritário para eles.

A companhia norte-americana também sublinhou que se existe algum problema poderá dever-se àqueles utilizadores que têm a mesma palavra passe nas suas contas do Xbox Live e de qualquer uma das redes sociais, mas que de momento não detetaram nada que vá ao encontro das afirmações do grupo Lulzsec.

De qualquer forma a companhia recomenda a não terem as mesmas palavras passes nos mais variados locais em que se cruzem um mesmo correio electrónico.

Bioware explica porque sequelas são boas

Muitos foram aqueles que criticaram a E3 2011 por se ter concentrado em demasia nas sequelas, mas para uma das produtoras de jogos elas são uma coisa boa.

Essa produtora é a Bioware, criadora de Dragon Age 2 e Mass Effect 3.

"Existem um par de razões pelas quais as sequelas são realmente boas para o negócio dos jogos," disse Greg Zeschuk, patrão da Bioware, ao Eurogamer.

"Na verdade fazer um jogo é muito difícil. Quando tens a oportunidade de melhorar as tuas ferramentas e tecnologia para uma sequela, torna-se mais fácil."

"Falámos sobre como esta é provavelmente uma das nossas melhores demos de sempre para Mass Effect 3, e sobre o próprio jogo sentimos que será um dos nossos melhores de sempre. Não seria dessa forma se fosse apenas um só jogo. De uma perspetiva dos jogadores é positivo."

Na E3 foram mostrados jogos como Battlefield 3, Modern Warfare 3, Uncharted 3 e Halo 4. Para alguns, isto só mostra uma clara evidência de falta de inovação, mas para a Bioware, esse não é necessariamente o caso.

"Tens de inovar," disse o co-fundador Ray Mizyka. "A inovação significa tomar alguns riscos a nível criativo. Quando estás a fazer uma sequela, se pensares e perceberes bem o teu público e se gastares muito tempo a ouvir o que eles gostam e o que não gostam, tu tomas riscos - por vezes eles compensam, outras nem por isso - mas se ouvires podes continuar a refinar e a fazer jogos cada vez melhores."

"Podes ajustar as variáveis certas numa sequela. Elas serão boas se a fizeres da forma correta."
"Pode ser um facto negativo quando as pessoas tornam-se preguiçosas e descansem sobre os seus louros e não tenham ambição para a sequela e criem algo previsível," acrescentou Zeschuk.

"Nós usamos muito a frase, "surpreende e encanta' os nossos fãs com os nossos jogos, e se falharem nisso..."

Atualização para L.A. Noire

Uma atualização para L.A. Noire foi disponibilizada pela Rockstar.

Vários erros que estavam a incomodar os jogadores foram corrigidos, incluído aquele em que os jogadores ficavam "presos" no rank 19.

O erro em que o bloco de notas de Cole não ficava atualizado depois de jogarem casos antigos também foi corrigido.

Adicionalmente, a física do jogo foi melhorada.

Top Reino Unido. Zumba em primeiro

O sucesso de Zumba Fitness: Join the Party tem sido algo a ter em conta no top dos mais vendidos no Reino Unido.

O jogo tem estado desde o seu lançamento nas posições cimeiras, e agora consegue chegar mesmo ao primeiro lugar dos mais vendidos em todas as plataformas.

Por outro lado, um novo jogo o The Legend of Zelda: Ocarina of Time para a 3DS, entra diretamente para a segunda posição. Ainda esta semana teremos análise ao jogo.

Depois de conseguir uma primeira posição na semana passada o amigo Duke Nukem Forever, cai para a terceira posição.

Outra das novas entradas é Dungeon Siege III, que entra diretamente para a nona posição.
Fiquem com o top 40 dos mais vendidos em baixo.

Esta semana Semana passada Título Plataforma(s)
1 3 Zumba Fitness: Join the Party Wii, Xbox 360
2 Nova entrada Zelda: Ocarina of Time 3D 3DS
3 1 Duke Nukem Forever PC, PS3, Xbox 360
4 2 L.A. Noire PS3, Xbox 360
5 7 Brink PC, PS3, Xbox 360
6 5 Lego Pirates of the Caribbean 3DS, DS, PC, PS3, Wii, Xbox 360
7 6 DiRT 3 PC, PS3, Xbox 360
8 4 inFamous 2 PS3
9 Nova entrada Dungeon Siege III PC, PS3, Xbox 360
10 11 FIFA 11 DS, PC, PS2, PS3, PSP, Wii, Xbox 360
11 9 Call of Duty: Black Ops DS, PC, PS3, Wii, Xbox 360
12 9 Red Faction: Armageddon PC, PS3, Xbox 360
13 Nova entrada Alice: Madness Returns PC, PS3, Xbox 360
14 12 Wii Sports Resort Wii
15 13 LEGO Star Wars III: The Clone Wars 3DS, DS, PC, PS3, PSP, Wii, Xbox 360
16 26 Tiger Woods PGA Tour 12: The Masters PS3, Wii, Xbox 360
17 10 Portal 2 Mac, PC, PS3, Xbox 360
18 24 Homefront PC, PS3, Xbox 360
19 19 Crysis 2 PC, PS3, Xbox 360
20 18 Mario Kart Wii Wii
21 14 Art Academy DS
22 30 Shift 2: Unleashed PC, PS3, Xbox 360
23 27 Assassin's Creed: Brotherhood PC, PS3, Xbox 360
24 20 Wii Fit Plus Wii
25 Nova entrada Child of Eden Xbox 360
26 17 Just Dance 2 Wii
27 29 Killzone 3 PS3
28 Reentrada Top Spin 4 PS3, Wii, Xbox 360
29 15 The Sims 3: Generations Mac, PC
30 23 Red Dead Redemption PS3, Xbox 360
31 22 The Sims 3 DS, PC, PS3, Xbox 360
32 25 LEGO Harry Potter: Years 1-4 DS, PC, PS3, PSP, Wii, Xbox 360
33 Reentrada F1 2010 PC, PS3, Xbox 360
34 Reentrada Need for Speed: Hot Pursuit PC, PS3, Wii, Xbox 360
35 28 Virtua Tennis 4 PS3, Wii, Xbox 360
36 35 EA Sports Active 2 PS3, Wii, Xbox 360
37 Reentrada Fight Night Champion PS3, Xbox 360
38 Reentrada Battlefield: Bad Company 2 PC, PS3, Xbox 360
39 40 Batman: Arkham Asylum PC, PS3, Xbox 360
40 Reentrada Sniper: Ghost Warrior PC, PS3, Xbox 360

Battlefield 3 a 720p e 30fps nos consoles

Depois de ser revelada a versão para consoles de Battlefield 3, mais precisamente na sua versão PS3, o estúdio DICE tem vindo a público defender o seu jogo.

As mais recentes respostas vêm de Johan Andersson, que transmitiu por intermédio do seu Twitter, algumas especificações das versões dos consoles.

Foi referido que as versões dos consoles do jogo, no Xbox 360 e PS3, o frame-rate terá um máximo de 30fps, enquanto que no PC atingirá os 60fps.

Em termos de resolução o jogo correrá a 720p, contra os 1080p na versão PC, isto claro se tiverem um PC que aguente tudo no máximo.

Andersson comentou, "Nós colocamos sempre os consoles a 30fps, não é possível colocar de outra forma os veículos, os efeitos a escala e todos os jogadores."

Estas especificações nos consoles não são claramente baixas, nem fora do normal, pois de acordo com Andersson, "99.9 porcento dos jogos na PS3 e Xbox 360 são a 720p. E muitos deles, incluindo MW2(Modern Warfare 2) estão abaixo disso".

Defendendo o seu jogo, continua dizendo, "Nós pensamos que níveis enormes, muitos jogadores, fantásticos efeitos, destruição, veículos e uma variedade de jogabilidade é mais importante que os 1080p".

Sobre o futuro das consolas Johan Andersson comenta que estão preparados para a nova geração, e que querem que a nova geração "venha mais cedo que tarde".

Halo: Combat Evolved HD com o Kinect

Na conferência da Microsoft na E3 2011, foi anunciado uma versão HD, para a comemoração do 10º aniversário de Halo: Combat Evolved.

Agora de acordo com Phil Spencer, da Microsoft Game Studios, o jogo será compatível com o Kinect da Xbox 360.

Numa entrevista com o Gamespot, Phil Spencer comentou, "O nosso foco na nossa conferência deste ano com o Kinect veio de dois lados. Como first-party, acreditamos que o Kinect será algo importante para todos os géneros de jogos, estará em jogos de corrida como o Forza, em jogos de combate como o Ryse, e até mesmo jogos como Halo Anniversary têm integração com o Kinect".

Não foi referido que tipo de integração com o novo hardware do Xbox 360 o jogo terá, se será em termos de jogabilidade ou uso das funcionalidades de som.