Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2011

EA surpreendida com projetos da PopCap

Depois do anuncio da compra da PopCap Games pela Electronic Arts, a agora detentora da produtora diz estar surpreendida pelos projetos secretos que estão a desenvolver.

Barry Cottle da Electronic Arts disse ao CVG que, "É raro ver uma organização que seja tão consistente e capaz de repetir o sucesso criando franquias importantes."

"São pessoas com muito talento, por isso penso que criámos um plano de negócio inteligente com as franquias existentes."

Cottle acrescentou também que estão a supervisionar todo o processo de desenvolvimento dos jogos que estão a criar.

"Estamos agradavelmente surpreendidos pelas grandes coisas que estes rapazes estão a fazer aqui," concluiu.

Do lado de John Vechey, fundador da PopCap, veio declarações de que poderá levar algum tempo para criar outro jogo de sucesso como o Peggle.

Criador Rayman quer partilhar tecnologia

Michel Ancel, criador de Rayman, disse que a tecnologia UbiArt Framework, que está a ser usada em Rayman Origins, vai acabar por ser partilhada.

Ancel contou ao Develop que, "O UbiArt foi desenhado para ser partilhado. Não será como as outras tecnologias para jogos que geralmente são inacessíveis."

"Se aqueles que inventaram o pincel o tivessem feito para eles mesmos, então a arte teria sido uma coisa efémera. Como tal, sim, quero que o UbiArt seja aberto a toda a gente, quero que seja lançado, partilhado e que evolua."

Especialistas irão testar Modern Warfare 3

O tão esperado Call of Duty: Modern Warfare 3 será testado a fundo pela mapMonkey, um grupo de "glitchers" especializados que já tinham sido eleitos para testar outros jogos da série.

"Temos vindo a testar outros jogos no passado como Call of Duty: World at War e Call of Duty: Modern Warfare 2, no entanto só tivemos dois ou três dias para testar o jogo e encontrar glitches, tempo esse que não era suficiente," explicou Rezzo, fundador do grupo.

No entanto parece que desta vez a Infinity Ward vai levar o trabalho mais a sério.

"Desta vez a Infinity Ward vai-nos dar uma semana inteira para testar o jogo, de forma a podermos encontrar mais bugs e falhas do que nunca," concluiu ele.

Para THQ PS4 e X720 serão mais acessíveis

A próxima geração de consoles será mais orientada para serviços do que para os jogos no seu conceito tradicional.

Essa é pelo menos a opinião de Brian Farrell da THQ, que espera também que outras companhias como a Google e a Apple entrem na indústria dos videojogos.

Em entrevista com o VentureBeat, Farrell disse que, "Acreditamos que a Apple vá estar lá e que o Google também marque presença. O nosso ponto de vista é que os próximos consoles, se é que serão consoles, vão-se concentrar menos em tecnologia e mais em serviços para os jogadores."

Para já ainda não se sabe nada, pelo menos oficialmente, sobre a próxima geração de consoles, no entanto rumores apontam que já estejam a ser desenhados e testados nos estúdios mais recônditos da Sony e da Microsoft.

Veremos se será em 2012 que serão apresentados o PS4 ou o Xbox 720 (se é que eles se vão chamar assim).

Metacritic elimina publicação por corrupção

Toda a gente sabe que as notas das análises dos videojogos são sempre grandes protagonistas que geram polémicas na indústria do entretenimento digital.

O Metacritic, site que compila as classificações concedidas pelos sites internacionais, tem muito a dizer sobre o assunto, pois tornou-se numa referência de consulta global para os jogadores.

Depois dos comentários de ontem, Marc Doyle contou hoje ao site CVG que já expulsou do seu site uma publicação por práticas de corrupção.

Sem determinar a que site ou revista se trata, Doyle apontou que estão a submeter certos meios (sites e revistas) a processos de análise, investigação e filtragem para detectar casos onde as classificações são atribuídas de forma suspeita.

"Sim, uma vez deixei de colaborar com uma publicação porque considerei que realizavam práticas corruptas. Existem várias razões pelas quais prescindiria de alguém [das listas de análises de jogos]. Entre elas está a corrupção - As pessoas podem ser compradas, sem dúvida."

A equipe da Metacritic revê anualmente o catálogo de meios (sites e revistas) com os quais colaboram tendo em conta aspetos como "a qualidade das críticas, o estilo de escrita, o público que têm, se são respeitados pela comunidade de jogadores e qual a sua reputação na avaliação de jogos."

A Eurogamer Portugal, bem como outros sites da rede Eurogamer Network, fazem parte da seleção escolhida pelo Metacritc para ditar as médias das diversas análises.

Gears of War 3 sem restrições na Alemanha

Gears of War 3 vai poder ser distribuído na Alemanha sem quaisquer restrições, uma novidade se tivermos em conta que nos jogos anteriores a Microsoft decidiu não editá-los no país devido às apertadas regras contra a violência nos videojogos.

A BPJM, sistema regulador das classificações por idades na Alemanha, comunicou que, "não existe importância suficiente para uma proibição," ao contrário da classificação A que receberam Gears of War 1 e 2, que teoricamente podiam ser vendidos como jogos para adultos, embora sem nenhum tipo de cobertura da imprensa nem publicidade, e na prática, não seriam vendidos nas cadeias de distribuição principais.

Assim sendo o mercado alemão vai também poder contar com Gears of War 3 já no próximo dia 20 de setembro.

Final Fantasy XIII-2 com demo em breve?



Tetsuya Nomura não foi muito claro na secção da entrevista com a Famitsu que dedicou a Final Fantasy XIII-2 e falou sobre a possibilidade de o "poder jogar em breve."

Os fãs ficaram entusiasmados, mas estão agora a questionar o quão "breve" é o breve de Nomura.

Tendo em conta que o jogo sai em Dezembro no Japão e vamos ter o Tokyo Game Show em Setembro, de que forma vai surgir essa oportunidade para o poder jogar?

Com o evento a acontecer daqui a dois meses, pode ser aí que surja a oportunidade para o jogar, ou então vamos mesmo ter uma demonstração na PlayStation Network, mas Nomura não esclareceu.

Nomura comentou ainda que as impressões de quem o jogou na E3 foram boas e não está agradado com quem o julga pelos vídeos. Assim que o jogarem vão ter uma ideia daquilo que a equipa procurou fazer e a ideia vai mudar bastante sobre apenas ver vídeos.

Metal Sonic regressa em Sonic Generations



A SEGA confirmou que o Metal Sonic de Sonic CD será um dos rivais do ouriço em Sonic Generations, tanto na sua versão moderna como clássica. O personagem será muito parecido com o original.

Este rival da mascote da SEGA é uma evolução de Mecha Sonic, um dos bosses finais de Sonic 2.

Desde Sonic CD que se tornou num vilão carismático com diversas aparições em jogos tanto alternativos como Knuckles Chaotix, Sonic Drift 2, Sonic R e Sonic the Fighters, como em breves momentos em jogos principais como os Sonic Adventure e Sonic Heroes, onde se transforma em Neo Metal Sonic.

Foi também revelado que o nível Chemical Plant Zone de Sonic 2 irá fazer parte do jogo com versão 2D e 3D.

Na versão para a 3DS, haverá um nível especial com Sonic a correr num tubo, semelhante às outras fases de bónus da série.

Novo South Park para a Xbox 360



A 345 Games está a produzir um segundo jogo de South Park para o Xbox 360.

O diretor criativo do estúdio, Prithvi Virasinghe, disse numa entrevista com o Joystick que o título faz parte de um acordo de exclusividade com a Microsoft.

O acordo cobre dois jogos de South Park na Xbox 360, o que significa que depois do segundo jogo ser lançado, a exclusividade expira.

O primeiro jogo South Park lançado pela 345 Games na Xbox 360 foi South Park: Let's Go Tower Defense Play em 2009.

Não foram revelados detalhes ou uma data de lançamento para o segundo jogo.

Crytek em breve falará futuro de Crysis

O possível desenvolvimento de Crysis 3 parece evidente, mas a Crytek ainda não falou sobre a direção e os planos que têm para a série depois do lançamento de Crysis 2.

Em entrevista com o site Nowgamer, Avni Yerli, gestor da Crytek, afirmou que, "Crysis é uma franquia muito importante para nós. A partir desta perspectiva estamos a procurar continuar Crysis de alguma forma."

"Ainda não dissemos nada publicamente, mas talvez em breve falemos algo publicamente sobre a franquia. É uma série muito importante para a Crytek, ainda não revelámos nenhuns planos para o futuro, mas estamos confiantes de que haverá coisas novas."

EA vai fechar servidores antigos



A Electronic Arts anunciou que vai fechar os servidores de múltiplos jogos. A lista completa está em baixo.

A razão dada pela companhia é que existem muito poucos jogadores a usufruir do online destes jogos antigos.

Desta forma, a Electronic Arts diz que prefere concentrar os seus esforços em servidores de jogos mais populares para oferecer uma melhor experiencia aos jogadores.

Os servidores serão fechados em duas partes. A primeira parte ocorrerá no próximo mês.

Agosto
  • Army of Two (PlayStation 3 e Xbox 360)
  • Army of Two Demo (Xbox 360)
  • Battlefield 2142 Demo (PC)
  • Battlefield 2: Modern Combat (Xbox 360)
  • Battlefield 2: Modern Combat Demo (Xbox 360)
  • Medal of Honor Airborne (PSP)
  • Medal of Honor Heroes 2 (PSP e Wii)
  • NASCAR 09 (PlayStation 3 e Xbox 360) (América do Norte)
  • NCAA Basketball 10 (PlayStation 3 e Xbox 360)
  • NCAA Football 10 (PlayStation 3 e Xbox 360)
  • Need for Speed Most Wanted (PC e Xbox 360)
  • Need for Speed Undercover (PSP)
  • SKATE (PlayStation 3 e Xbox 360)
  • Tiger Woods PGA TOUR 10 (PSP, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii)
  • Tiger Woods PGA TOUR 11 Demo (PlayStation 3 e Xbox 360)
Outubro
  • Madden NFL 10 (PlayStation 3 e Xbox 360)
  • NHL 10 (PlayStation 3 e Xbox 360)

X360 poderá triunfar em junho nos EUA

Os analistas apostam forte que o Xbox 360 vai continuar a dominar o mercado norte-americano durante o mês de junho.

Tanto o famoso Michael Pachter como a EEDAR deram as suas previsões de vendas do mês que passou, e em ambos os casos dão como vencedora a consola da Microsoft com 350 mil a 355 mil unidades vendidas, acima da Wii, que seria a segunda com 325 mil a 345 mil consolas vendidas.

Segundo estas previsões a PlayStation 3 terá vendido cerca de 250 mil unidades, deixando-a assim no terceiro lugar, se falarmos apenas das consolas domésticas. A velhinha PS2 ainda conseguiu vender 25 mil unidades.

No que toca às portáteis, as duas previsões calculam que a Nintendo DS vendeu perto das 300 mil unidades (entre 285 mil a 290 mil) ultrapassando por larga margem a sua sucessora Nintendo 3DS, que vendeu entre 150 mil a 165 mil unidades. A PSP ficou-se no terceiro lugar vendendo entre 80 mil a 85 mil unidades.

Microsoft sobre serviço de música no 360

A Microsoft comentou sobre a recente notícia que confirma a chegada de um serviço de música à Xbox 360.

Uma boa parte das informações anteriores estão corretas, mas a Microsoft salientou que não será um novo serviço, é na realidade o Zune Music, tal como tínhamos sugerido.

O serviço chega neste Outono em conjunto com o Bing, que permitirá procurar músicas usando a nossa voz, e dará acesso a mais de 11 milhões de músicas.

Crytek lamenta caminho de Far Cry

A Crytek, criadores originais de Far Cry, falou sobre o caminho que a série está a tomar depois de Far Cry 2 e o que viram na E3 sobre o terceiro jogo da série.

Avni Yerli, diretor da Crytek, disse que se eles tivessem continuado a criar os próximos títulos de Far Cry eles seriam muito diferentes.

"Far Cry foi o jogo que basicamente formou a Crytek. Mais de 70% da nossa equipa nessa altura não tinha nem sequer experiência profissional, ou seja, ainda não tinham trabalhado num jogo triple A, nessa perspectiva penso que foi um feito enorme para o estúdio," afirmou ele ao site Nowgamer.

Sobre o recém revelado Far Cry 3, Yerli mostrou-se decepcionado dizendo que, "Estamos um pouco tristes que o ADN de Far Cry não se tivesse mantido ao longo das sequelas."

"Penso que a Ubisoft tem a sua própria visão sobre como deve continuar Far Cry e têm vindo a fazer um trabalho respeitável. A única coisa a apontar é que, de certa forma, perdeu-se o ADN de Far Cry," concluiu.

Playdead discute exclusividade de Limbo



Passado um ano após o seu lançamento no Xbox Live Arcade, Limbo foi confirmado para PC e PlayStation 3.

Numa conversa com a Eurogamer.net, a Playdead explicou porque razão o jogo só será lançado agora nas outras plataformas.

Embora originalmente Limbo fosse um jogo para PC, a Playdead decidiu depois lançá-lo em todas as plataformas. Quando chegou de discutir com a Microsoft sobre o lançamento no Xbox Live Arcade, a companhia ofereceu à Playdead um excelente acordo que daria muita visibilidade de Limbo.

No acordo estava incluído exclusividade, e é por esta razão que Limbo chegará um ano mais tarde ao PC e PlayStation 3.

Para compensar os jogadores, a Playdead promete um pequeno extra, mas não revelou o que será, nem quis falar sobre o preço do jogo.

Jogos encontram-se na idade das trevas

Trip Hawkins, fundador da Electronic Arts e antigo executivo do estúdio, falou sobre o estado atual da indústria dos videojogos e disse que neste momento os videojogos encontram-se na idade das trevas.

Em declarações ao site MEGamers, Hawnkins contou que, "Penso que tivemos a nossa idade dourada quando o desenvolvimento de videojogos utilizava os discos flexíveis e quando era uma plataforma aberta e livre em que todos podíamos fazer videojogos da forma como quiséssemos."

"A Nintendo chegou e começaram as licenças de software, e temos estado na idade das trevas desde então."
 
"Quantas companhias foram criadas na internet que é uma plataforma aberta? A lista é enorme, e a Nintendo tem vindo a fazer as coisas à sua maneira durante 25 anos, e não há grandes companhias que tenham crescido à sua volta," explicou ele.

Hawkins referiu também que hoje em dia, os produtores só são capazes de criar jogos inovadores quando são apoiados por grandes produtoras como a Nintendo.

Ele acredita que as companhias que criam jogos sociais na internet podem ser criativas sem precisarem do apoio das grandes empresas, e que são mais bem sucedidas por causa disso.

Sonic Generations com edição especial

Foi avistada no site da Game uma edição especial para Sonic Generations.

Os jogadores que comprarem esta edição recebem um nível extra (Casino Night Pinball de Sonic The Hedgehog 2), um fato do Sonic para o vosso avatar e um tema para dashboard.

O preço marcado é de 37.99 libras (aproximadamente 43 euros).

Sonic Generations chega em Novembro. A demo que estava disponível na PSN e Xbox Live expirou ontem.