Pages

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Crytek: CryEngine é o melhor motor da indústria

Hoje em dia existem dois grandes motores gráficos, são eles o Unreal Engine da Epic Games e o CryEngine da Crytek.

No entanto para a Crytek, não existem quaisquer dúvidas de que o seu motor gráfico é superior a qualquer outro e pode fazer coisas que os outros não conseguem.

Em entrevista concedida ao Develop, Cevat Yerli, CEO da Crytek, comentou que, "Penso que o CryEngine é o motor de eleição quando pensas no desenvolvimento para a próxima geração e também quando pensas em mundos abertos, com conteúdos altamente interactivos e um desenvolvimento em tempo real."

"Atualmente somos o único motor do mundo - e de longe - incluindo o Unity e o da Epic, que é 100% em tempo real. As pessoas subestimam o que significa ser 100% em tempo real," acrescentou.

"Do ponto de vista dos jogadores, os jogos que foram desenvolvidos com o CryEngine, eu diria simplesmente que não podem desenvolver-se nos motores da Epic ou no Unity. Mas ao mesmo tempo, todos os jogos que foram feitos nestes motores podem ser replicados pelo CryEngine."

Vamos ver se a Crytek abriu a porta a mais uma discussão de quem é melhor e se a Epic Games vai de facto responder a estas declarações.

Tech de Euclideon "É uma treta"

Conforme hoje noticiámos, uma empresa da Austrália, a Euclideon, apresentou uma nova tecnologia que substituiu os normais poligonos para criar imagens 3D por pontos de ligação, ou átomos, como são chamados.

Apesar do que foi mostrado parece algo espantoso, o criador do famoso jogo Minecraft, Marcus "Notch" Persson , comentou no seu blogue, que não é nada mais que uma aldrabice de um vendedor de banha da cobra.

Notch fala do vídeo de apresentação da empresa, afirmando que foge propositadamente a questões importantes e mais técnicas. Afirma também que o que é mostrado não é nada de novo, que outras tecnologias fazem o mesmo, como o Atomontage Engine e o motor Voxlap.

Apesar de reconhecer que em si é uma tecnologia impressionante, o vídeo mostrado é na verdade uma tentativa de criar hype para poderem ser financiados por um investidor.

Se estiverem interessados em questões técnicas sobre os voxels, pixeis volumétricos, poderão passar pelo blogue de Notch.

Em sua defesa, Bruce Dell, CEO da Euclideon, comentou que a tecnologia não é nenhum engano, explicando ao Kotaku no que se baseia.

Bruce Dell comentou, "Se isto é um engano, então convencemos o governo Australiano que é um engano. E convencemos os nosso diretores e investidores que é um engano. Temos uma garantia governamental, por isso não, não é um engano. Temos demonstrações em tempo real".

DICE: Um Battlefield por ano arruinaria a série

Patrick Bach, o produtor de Battlefield, acredita que se fosse lançado um jogo por ano, à semelhança do que acontece com Call of Duty, a série seria arruinada.

"O nosso objectivo a nível de negócios não é lançar um jogo todos os anos," sublinhou Bach em declarações ao Gamerzines.

"Precisamos de tempo para criar um próximo jogo que os consumidores gostem. Se um outro grande título Battlefield fosse lançado no próximo ano, significaria que tínhamos menos de um ano para a produção, e isso significaria que outro estúdio teria que produzi-lo para nós, e não teria o selo de aprovação da DICE, o que queria dizer que teriam que lançar uma cópia do jogo que acabamos de lançar," explicou ele.

A seguir, o site sugeriu a adoção de um método semelhante ao da Activision, utilizar dois estúdios diferentes para assegurar que um novo jogo é lançado todos os anos, mas Bach rapidamente excluiu essa possibilidade, dizendo que seria a morte da série.

Em vez de lançar um jogo novo todos anos, Bach mostrou-se mais interessado na possibilidade de lançar expansões, como é caso da expansão Vietnam para Battlefield: Bad Company 2.

"Não é apenas um pacote com mapas, são armas e veículos, que tornam o jogo 'fresco' novamente".

"Penso que é uma maneira mais saudável de expandir a experiência. Não é um novo jogo, mas sim uma alteração no jogo antigo, é uma maneira mais saudável de olhar para a franquia em vez de tentar espremer todos os cêntimos dela."

Borderlands 2 anunciado oficialmente



Depois dos rumores, finalmente a Gearbox Software em conjunto com a 2K games anunciam que Borderlands 2 está mesmo em desenvolvimento.

O jogo será fiel ao original, mas desta vez os jogadores vão poder contar com uma maior variedade de cenários, inimigos, armas e uma história mais profunda.

Boderlands 2 deverá ser lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 durante o ano fiscal de 2013, que tem inicio no dia 1 de abril de 2012.

São esperadas mais novidades sobre o jogo durante a Gamescom.

PS4 e Xbox 720 nunca antes de 2014

O realizador de The Elder Scrolls V: Skyrim, afirmou que a próxima geração de consoles não chegará nem em 2012, nem um ano depois.

Quando a revista PSM3 lhe perguntou quanto tempo ele acharia que teria de esperar pelos sucessores de PS3 e Xbox 360, Howard disse que pensa que os consumidores estão satisfeitos com o hardware atual.

"Penso que ainda vai demorar um pouco. Acho que os consumidores estão satisfeitos com os consoles atuais, ainda há muitas coisas que podemos fazer com eles," disse ele. "Por isso não acho que sejam lançados no próximo ano ou no ano seguinte."

Quando questionado sobre o fato da Bethesda ter estado a considerar esperar pela próxima geração de consoles para lançar Skyrim, Howard disse que as conversas que tiveram sobre mudar o jogo para os consoles da próxima geração, foram muito sérias.

"Queremos que Skyrim seja refrescante. Não queremos sentir, quer visualmente quer tecnicamente, 'Oh isto é Fallout 3', ou , 'isto é Oblivion'. E se nós não pudéssemos fazer isso teríamos esperado," disse ele.

MS: Halo com Kinect vai ser porreiro



A Microsoft sublinhou que as características do uso do Kinect em Halo Combat Evolved Anniversary são porreiras, mas que os jogadores não devem ficar muito entusiasmados com elas.

Frank O'Connor, diretor do desenvolvimento da série Halo, disse à revista oficial Xbox que, "Penso que não seja algo com que as pessoas fiquem super entusiasmadas. Vai ser porreiro, mas nada de grande destaque."

"Não quero minimizá-lo, mas penso nisso como se fosse isto - Uso a voz no Netflix e é fantástico, e é isso que isto será. Algo que melhora a tua experiência no geral."

No mês passado a 343 Industries, produtora do jogo, disse que as características Kinect para o remake de Halo seriam opcionais.

A notícia de que o jogo iria suportar Kinect deixou alguns fãs furiosos, mas a 343 garantiu tranquilidade.

"Só para ficarem a saber, as características Kinect que estamos a explorar com Halo : Anniversary são opcionais e não irão afectar a experiência da jogabilidade. A nossa missão, desde o primeiro dia, foi a de oferecer uma recriação fidedigna do jogo original, e continuamos a estar dedicados para que isso aconteça até o desenvolvimento estar completo."

Halo: Combat Evolved Anniversary vai ser lançado na Xbox 360 no dia 15 de novembro.

XCOM um FPS para pessoas que pensam








Com lançamento marcado para o próximo ano de 2012, esta nova iteração de XCOM vai apostar no género de ação na primeira pessoa, mas aposta numa jogabilidade inteligente um pouco diferente daquela a que os jogadores estão habituados a ter nos FPS.

Jonathan Pelling, representante da 2K Games, disse ao Gamespot que acredita que XCOM é um shooter para pessoas que pensam, uma vez que aposta numa jogabilidade mais táctica.

Apesar de em 2010 terem exposto a vertente mais própria do género FPS, este ano têm vindo a mostrar a visão mais táctica que têm para o jogo, com o jogador a controlar um esquadrão de soldados.

"O jogo mudou muito, mas não penses nisso como uma mudança no sentido estrito mas sim mais como uma evolução. Um ano é muito tempo no processo de desenvolvimento," argumentou Pelling.

EA não está preocupada com PES 2012



Tal como acontece quase em todos os anos, este ano vai voltar a repetir-se o duelo pelo trono futebolístico dos videojogos, e desta vez tanto na edição FIFA deste ano como a de PES, vêm carregadas de muitas novidades.

Aaron McHardy, diretor da jogabilidade de FIFA 12, diz não sentir-se preocupado com as novidades que Pro Evolution Soccer oferece este ano.

"Penso que não nos devemos preocupar. Acho que temos outras formas de fazer essas coisas que implementámos, mas não da mesma forma que a Konami fez. Queríamos ser expressivos e criativos no campo para conseguires fazer o que gostas com a bola. Queríamos construir funções que permitam essa expressão e esse nível de controlo. É para esse caminho que nos estamos a dirigir," disse ele ao site Gamingbolt.

"Sei que a Konami está a tomar um caminho diferente, mas penso que o que estamos a fazer é melhor para o nosso jogo, por isso não estamos preocupados com as características que estão a fazer, embora ache que encaixaram na perfeição com o seu jogo," concluiu McHardy.

Tecnologia revolucionária nos videojogos?

A companhia australiana Euclideon, publicou uma apresentação de uma nova tecnologia que é muito usada em diversos campos científicos, com a qual prometem conseguir "uma qualidade de detalhe sem limites," muito superior à atual tecnologia de texturas poligonais.

São nove as pessoas que trabalham neste projeto e apesar de no vídeo não se ver qualquer animação, prometeram que estão a fazê-las e que em breve as apresentarão, para as pessoas poderem ver como funciona esta tecnologia em movimento.

Produtor de Tomb Raider discute QTEs







A pequena demonstração de Tomb Raider mostrada durante a conferência da Microsoft na E3 2011 sugeria que os QTEs teriam uma grande influência no jogo, o que preocupou os fãs.

Mas segundo o diretor criativo do jogo, Noah Hughes, isso não é verdade. Numa entrevista com o GameSpot, Hughes reconheceu que os QTEs terão alguma influência no jogo, mas o objetivo principal é oferecer uma experiência cinemática e intensa.

"Uma das coisas que é absolutamente importante para nós é oferecer uma experiência cinemática e intensa. Em momentos muito específicos, sentimos que a melhor maneira para isso - enquanto ainda oferecemos o desafio da jogabilidade - é utilizar um quick-time event."

"Dito isto, esta não é a ferramenta principal que utilizamos para conseguir drama no jogo."

Tekken x Street Fighter e as bolas de fogo



Katsuhiro Harada, produtor de Tekken x Street Fighter, tem algumas preocupações em transportar as típicas bolas de fogo presentes em Street Fighter para a jogabilidade de Tekken.

Numa conversa com o PlayStation Blog, Harada confirmou que as bolas de fogo estarão presentes (o que seria do Ryu sem o Hadouken?), mas não sabe como será a melhor forma para implementá-las.

"Quando jogas algo em 2D como Street Fighter, obviamente não pode andar para trás e para a frente no ecrã - normalmente salta por cima. Mas em jogos de luta a três dimensões como Tekken, pode andar para os lados," explicou Harada.

"Queremos que os jogadores saltem por cima das bolas de fogo? Ou queremos que andem para o lado? È algo que ainda não decidimos, não tivemos tempo suficiente para pensar."

Tekken x Street Fighter ainda está num estado muito prematuro. A produção do jogo só terá início quando Street Fighter x Tekken for lançado.

Catherine é um sucesso de vendas







Catherine é um sucesso de vendas para a Atlus. Embora um número exato não tenha sido revelado, o executivo Tim Pivnicny disse ao IGN que as expectativas foram excedidas.

O sucesso de Catherine é tão elevado, que Pivnicny acredita que pode tornar-se o maior lançamento na história da companhia. Pelo menos, tudo aponta para isso. O jogo continua com vendas fortes.

Catherine está também a caminho da Europa. A Deep Silver é a responsável pela publicação do jogo no velho continente, mas ainda não revelou uma data.

Querem participar na beta de Battlefield 3?



Querem participar na beta de Battlefield 3 e não compraram a edição limitada de Medal of Honor? Há uma maneira de conseguirem.

Para isso basta fazerem a pré-compra do jogo no serviço Origin da Electronic Arts.

Neste momento Battlefield 3 já se encontra em testes, numa fase chamada alpha trial. A beta pública terá lugar em setembro, e será aí que a maior parte dos jogadores poderão experimentar o jogo.

Passado um mês, a 25 de outubro, Battlefield 3 chega às lojas.