Pages

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Call of Duty 10: produtora contrata talentos para um jogo de nova geração

Modern Warfare 3 acabou de chegar às lojas e já estoura em vendas por toda parte. No entanto, além dos pacotes DLC, que a produtora pretende lançar ao longo dos próximos nove meses, a Infinity Ward já presta atenção no futuro e planeja um novo jogo para a próxima geração de consoles – que pode sair em 2013.
 A produtora anunciou uma nova vaga de emprego para um animador sênior, com experiência em produção de games e interesse em trabalhar em uma nova geração. O fato indica a possibilidade, quase clara, de que a série Call of Duty vá dar as caras nos próximos consoles a serem lançados.
Enquanto isso, para 2012, a expectativa é que a Treyarch continue as séries de spin-offs, da série Call of Duty, como Black Ops 2 ou Call of Duty: Iron Wolf, como indicam alguns rumores. Como de costume, o ano seguinte fica para a Sledgehammer e a Infinity Ward lançarem o seu título, o Modern Warfare.

Batman: Arkham City e Mortal Kombat são indicados para premiações

A Academia de Artes Interativas e Ciências irá relevar quais foram os jogos indicados durante o dia de hoje (17), e o jogo Batman: Arkham City foi indicado em seis categorias, incluindo o Jogo do Ano. Outro título da Warner Games, Mortal Kombat, concorre na categoria Jogo de Luta do Ano. Os resultados das premiações serão revelados no mês de fevereiro.

Batman: Arkham City também foi indicado para outro evento, o Game Developers Choice Awards, nas categorias “Jogo do Ano” e “Melhor Design de Jogo”. Todos os vencedores serão indicados em março. A lista completa de indicados para o Game Developers Choice Awards pode ser vista no site oficial.
Confiram abaixo todas as categorias nas quais os jogos Batman: Arkham City e Mortal Kombat foram indicadas nos dois eventos:
 
Academy of Interactive Arts and Sciences Awards:
Batman: Arkham City

Jogo do Ano
Incrível Conquista em Animação
Incrível Conquista na Direção de Arte
Incrível Conquista na Engenharia do Game Play
Jogo de Aventura do Jogo
Incrível Conquista na Direção de Jogo
 
Mortal Kombat
Melhor Jogo de Luta do Ano

Game Developers Choice Awards:
Batman: Arkham City (Rocksteady Studios)
Jogo do Ano
Melhor Design de Jogo

The War of the Worlds adapta clássico da ficção científica com estilo

Qual não foi minha surpresa ao saber que o estúdio Other Ocean faria uma releitura de The War of the Worlds, de H.G. Wells? O Game se inspiração no livro de 1898, que foi a fonte de uma das maiores pegadinhas da história da mídia (no caso, Orson Welles narrou a radionovela em 1938 e as pessoas entraram em pânico, acreditando em uma invasão de seres do espaço sideral).
Em 2010, em outro caso de adaptação, muitos criticaram quando souberam que “A Divina Comédia”, clássico da literatura mundial, virou um jogo de matança nas mãos da Electronic Arts. Pois é: Dante’s Inferno rendeu todo tipo de piadinha (“qual é a próxima? Transformarem ‘Moby Dick’ em um jogo de tiro em primeira pessoa?”). Particularmente, acho abordagem da obra como um sub-God of War foi o pivô da discórdia, mas isso não quer dizer que livros não podem inspirar jogos.
A trama de The War of the Worlds é apresentada de um ponto de vista um tanto diferente do visto no filme de 1953. Ao retornar para Londres no final do século XIX, o protagonista a vê devastada pela chegada de invasores espaciais hostis. Seguindo a escolinha de Out of This World, Flashback e Prince of Persia, temos uma boa combinação de ação, plataforma e furtividade - afinal, Arthur não é um fuzileiro espacial, e sim um sujeito normal...

Fãs da obra original, seja lá em qual versão for, reconhecerão seus elementos clássicos, como os enormes veículos de três pernas - com aqueles raios de calor que pulverizam quem tiver a falta de sorte de estar em seu caminho e os tentáculos que puxam os humanos para a morte. Entre correr, pular e se esconder, o jogador é posto em momentos de grande tensão, em busca de sua família na capital inglesa.
A apresentação visual joga com luz e sombra de forma interessante e lembra um pouco Limbo, mesmo que de forma mais branda. O clima de destruição impressiona, seja pela combinação das silhuetas de personagens secundários, seja pelo uso esperto da profundidade - o gigantesco trípode à distância, sombras de policiais correndo em primeiro plano, e por aí vai. A trilha incidental é boa e a narração é feita por ninguém menos do que Sir Patrick Stewart. Preciso dizer mais?
Como o jogo envolve sobreviver aos obstáculos e inimigos - fios elétricos desencapados, casas em chamas invadidas por aranhas robóticas, quedas de grandes elevações - é praticamente impossível vencer o jogo na primeira tentativa sem morrer (o que, inclusive, vale um Achievement), mas admito que certas partes são tão difíceis de passar que nem mesmo ouvir o Picard / Xavier declamando a passagem de texto destas sequências tornou a experiência menos tensa, como na primeira aparição dos trípodes.

Conclusão
A mais recente adaptação de The War of the Worlds para videogames tira o chapéu para clássicos de ação e plataforma, trocando os tiros e o combate direto, pela agilidade, exploração e furtividade. Fãs de todas as épocas do clássico de H.G. Wells têm aqui um representante digno da obra - e ainda terão o prazer de ouvir Sir Patrick Stewart narrando os fatos. Mas atenção: se você é daqueles jogadores que não gostam do clima de tentativa e erro, vale pensar duas vezes antes de começar. Não entre em pânico!

Street Fighter X Tekken tem mais oito personagens, incluindo Mega Man e Pac-Man

Empolgada com novidades, a produtora Capcom divulgou uma nova leva de personagens para Street Fighter X Tekken, envolvendo pelo menos seis novos lutadores: Balrog, Juri e Vega pelo lado de Street Fighter, e Ling Xiaoyu (que já havia sido revelada previamente), Law e Paul de Tekken. A companhia lançou um novo trailer com os lutadores, mas o vídeo revela também que o game vai contar com mais duas participações superespeciais.

Ao final do vídeo, é possível ver um aviso de atenção e as silhuetas de Mega Man e Pac-Man aparecem na tela. A imagem confirma rumores recentes de que os dois mascotes da Capcom e Namco, respectivamente, estariam no game de luta.

O mais interessante é que Mega Man está representado em sua versão mais antiga, com aquela aparência “feia” da capa norte-americana do primeiro jogo, conhecido entre os fãs como “Bad Boxart Mega Man” (Mega Man da capa ruim). A Capcom deve revelar as primeiras imagens oficiais dos dois personagens em breve.
Com as mais novas adições, o game ultrapassa a marca de 40 personagens. Yoshinori Ono, produtor do título, garantiu em seu Twitter que há mais lutadores a serem confirmados.

Street Fighter X Tekken é o grande encontro de personagens das duas séries de luta da Capcom e da Namco Bandai, respectivamente. O game funciona com um sistema de batalhas em duplas, onde é possível alternar entre lutadores.
O jogo será lançado em março para PlayStation 3, Xbox 360 e PS Vita.

SEGA lançará game oficial dos jogos olímpicos de Londres para Move e Kinect

A SEGA, que possui os direitos dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, lançará em junho o game oficial do evento, para Xbox 360 e PlayStation 3, e com suporte ao Kinect e ao PlayStation Move, respectivamente. Vale lembrar que a empresa já desenvolveu o recente Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games para Wii e 3DS.
 Planejado também para PCs, o jogo incluirá 30 eventos olímpicos que terão reproduções fiéis dos diferentes locais na cidade de Londres, como ciclismo no Velódromo, salto sincronizado no Centro Aquático e trampolim na North Greenwich Arena. Já as modalidades compatíveis com Kinect e Move incluem 110 metros com barreiras, vôlei de praia (somente Kinect) e tiro ao alvo (somente Move).
London 2012: The Official Video Game of the Olympic Games apresenta modos de jogo single e multiplayer, além de partidas e rankings online. Estes rankings vão computar todas as medalhas recebidas nos eventos enquanto se joga online, e as melhores pontuações e tempos. “Cada medalha ganha irá ajudar a aumentar o ranking de um determinado país, criando cada vez mais momentos de glória e fama esportiva ao redor do mundo”, afirma a SEGA.
“Estamos orgulhosos de oferecer ao público britânico a chance de realmente experimentar a empolgação e o orgulho de participar das Olimpíadas de Londres 2012″, disse Gary Knight, vice-presidente sênior de marketing da Sega Europe e da Sega of America. “Com novos eventos olímpicos e esportes favoritos ganhando vida com a mais recente tecnologia de videogames, todos poderão participar dos Jogos Olímpicos de suas próprias casas.”
London 2012 ainda não possui uma data específica de lançamento, mas chega às prateleiras em junho, antes início do evento, que começa em 27 de julho.

Xbox Live receberá programação da Fox

Uma grade específica de programações do canal Fox News estará disponível para os usuários da Xbox Live, através de uma parceria com a News Corporation, dona da Fox TV. A programação será inclusa na rede do console ainda este ano.

Uma grade específica de programações do canal Fox News estará disponível para os usuários da Xbox Live, através de uma parceria com a News Corporation, dona da Fox TV. A programação será inclusa na rede do console ainda este ano.
Dos programas já confirmados a serem incluídos na nova programação da Xbox Live, estão os famosos seriados House, New Girl, Glee e Family Guy. O comunicado para a imprensa não menciona Os Simpsons na grade de programação, mas talvez esteja incluso por ser uma das principais atrações.
Outros conteúdos da News Corporation também estarão presentes, como os sites IGN.com e The Wall Street Journal. A Microsoft também confirmou algumas novas parcerias para transmissão de entretenimento na Live em outros países como o Canadá, com os canais Real Sports e Disney XD, e na Alemanha com os canais Mediathek e ZDF. Para o mercado brasileiro, ainda não existem novidades.

Prototype 2 ganha série em quadrinhos

A partir do dia 15 de fevereiro, a editora Dark Horse publicará uma série de quadrinhos bissemanal digital baseada na história de Prototype 2, vendidas neste site, trazendo contos que interligam o primeiro e o segundo jogo, passando desde os protagonistas até personagens desconhecidos.
 O primeiro capítulo, se chamará “The Anchor”, A Âncora, e seguirá a história do protagonista do Prototype original, Alex Mercer. O segundo, “The Survivors”, Os Sobreviventes, contará sobre um pequeno grupo que estava no meio dos habitantes de Nova Iorque durante a grande contaminação e apenas deseja escapar da cidade.

Já no terceiro capítulo, “The Labyrinth”, O Labirinto, seremos apresentados ao novo protagonista da série, o sargento James Heller de Prototype 2. Ele terá como seu grande objetivo caçar Alex Mercer, após ser transformado no mesmo tipo de criatura mutante que ele, usando seus novos poderes para enfrentá-lo.
A primeira edição é ilustrada por Paco Díaz, a segunda por Chris Staggs e a terceira por Victor Drujiniu. Todas tiveram contato próximo da Radical Entertainment, desenvolvedora do jogo, para elaborar o roteiro, que deverá explicar vários pontos soltos, como a mudança de Alex Mercer do primeiro para o segundo título.
Prototype 2 será lançado dia 24 de abril de 2012 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC.