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terça-feira, 5 de julho de 2011

74 mil milhões dólares gastos em jogos

De acordo com um relatório da empresa Gartner Inc., este ano poderão ser gastos 74 mil milhões de dólares, algo como 50 mil milhões de euros, em videojogos.

A empresa divulgou o relatório intitulado Market Trends: Gaming Ecosystem 2011, prevendo um crescimento de 10,4 porcento face a 2010, onde foram gastos na compra de videojogos 67 mil milhões de dólares.

A maior fatia é levada pela venda de jogos em formato físico, sendo que logo a seguir vem o hardware e depois os gastos em formatos digitais e online.

Mas de acordo com o Gartner Inc., estes valores terão tendencialmente a ficar mais próximos uns dos outros, nomeadamente o crescimento da fatia do online que é previsto crescer27 porcento por ano.

Em 2015 está previsto que os valores gastos em videojogos, hardware e software cheguem aos 112 mil milhões de dólares.

Olhando para estes números, faria muito jeito por exemplo para pagar parte da dívida pública portuguesa. Coisa pouca.

Kinect inspira óculos para falta de visão

Noticiado pelo Kotaku, um neurologista da Universidade de Oxford está a criar óculos para ajudar pessoas quase cegas a poderem ver formas e pessoas.

É referido que o neurologista, Dr. Stephen Hicks, teve como parte da sua base de pesquisas a tecnologia que está empregue no hardware da Xbox 360, o Kinect, bem como nos iPads.

Os óculos estarão prontos para comercialização em 2014, e contêm câmaras pequenas nos cantos das lentes, que enviam imagens para um computador extremamente pequeno. Por sua vez o computador envia toda a informação para as lentes que contêm LEDs.
 
Os LEDs funcionarão como transmissores de luzes em determinados padrões específicos para que a pessoa possa formar as formas e pessoas, isto depois de serem treinadas a compreender os formatos.

Está previsto que os óculos custem cerca de 1.000 libras, cerca de 1.115€.

Far Cry 3 vai ser 10 vezes maior que os anteriores

A Ubisoft revelou que Far Cry 3 será 10 vezes mais extenso que os jogos anteriores da série.

Em entrevista com a revista EDGE, Jason Vadenberghe, diretor do guião do jogo, afirmou que, "Se olhares para a paisagem e escala de Far Cry 1 e 2, podes multplicá-las por dez neste novo jogo."

"Queremos ir mais além com este jogo. Estamos a concentrar no aumento da escala e em fazê-lo mais denso, para que a cada esquina tenhas algo que encontrar ou ver. É a chave para uma experiência de mundo aberto. Nós perguntamos-nos se continuaria a ser divertido até mesmo quando não existam inimigos," acrescentou.

Vandenbergue explicou que a experiência de jogo será mais intensa, porque o jogador vai estar rodeado de uma tomada de decisões morais que implicarão mudanças no jogo. Estas escolhas não serão muito claras (não haverá escolhas taxativamente boas ou más) e guiarão a evolução do jogo.

Polícia italiana prende 3 Anonymous

A polícia italiana confirmou a detenção de três supostos membros de um grupo ciber-ativista, sendo um deles menor de idade.

A detenção aconteceu após a realização de 32 buscas por todo o país sob as ordens da National Computer Center e da Polícia de Roma.

Ao que tudo indica, existe também outro que foi detido na Suécia. Dos detidos em Itália, acredita-se que façam parte de uma célula do grupo Anonymous naquele país e que ocupam papéis de relevo no seu organograma.

Para já ainda não se sabem mais detalhes sobre as detenções.

Lord of the Rings: War in the North com edição de colecionador

A Warner Bros. e os estúdios Snowblind acabaram de anunciar uma edição de colecionador para Lord of the Rings: War in the North.

Se comprarem esta edição recebem uma Aljava, um livro de arte, entrevistas e vídeos extra relacionados com a música do jogo e conteúdos para a Xbox 360 (um avatar) e PlayStation 3 (um tema).

A edição foi apenas anunciada para os Estados Unidos. Nada foi referido em relação à Europa ou outros territórios.

O preço da edição será de 129.99 dólares e estará disponível no PC, Xbox 360 e PlayStation 3.


Mass Effect 3 terá uma maior variedade

A BioWare voltou a falar sobre Mass Effect 3, desta vez sobre a sua direção artística e da variedade que os seus responsáveis tentar encontrar para este novo jogo da série.

"Em Mass Effect temos grandes curvas e estruturas em forma de arco, e não vais querer que os lugares mais famosos da Terra sejam uma pequena gota neste universo da ficção científica," explicou Don Arceta, um dos responsáveis artísticos do jogo, à revista Xbox World 360.

"É esse o tipo de equilíbrio que os nossos artistas estão a procurar, fazendo com que tudo encaixe mas que continue a parecer-se como o planeta Terra. Por exemplo ao colocar persianas nas janelas faz com que o conjunto se torne mais familiar ao jogador para que lhe pareça a Terra, algo que nunca verias num planeta Asari."

"Os artistas estão a tentar aumentar a variedade dos níveis," que segundo Arceta, estão a tentar evitar que haja as arenas de combate vazias dos jogos anteriores.

Ninja Gaiden não se quer tornar num MGS

Os pequenos toques de furtividade que a Team Ninja está a introduzir em Ninja Gaiden 3 não vai acabar por transformar o jogo num Metal Gear com ação para dar e vender.

Em declarações à revista EDGE, Yousuke Hayashi, produtor de Ninja Gaiden 3, sublinhou que Ryu Hayabusa terá que enfrentar as consequências dos seus atos durante o jogo e que o perfil do herói será um pouco diferente daquilo a que os jogadores estão habituados.

"No passado Ninja Gaiden era apenas sobre matar. Ryu era uma máquina mortífera. Em Ninja Gaiden 3 estamos a tentar que Ryu se parece ao herói obscuro japonês. Sim, ele mata muita gente, mas neste jogo também enfrenta as consequências por assassinar essas pessoas. Sente as consequências das suas mortes."

"Para este jogo acreditamos que seja o herói obscuro japonês. Queremos que os jogadores se sintam como um ninja, que tenham diferentes tipos de ações. Não queremos ser Splinter Cell ou Metal Gear, a furtividade é apenas um dos pontos do jogo."

DICE partilha conhecimento com a Bioware

A Bioware tem estado a trabalhar com a DICE, produtora de Battlefield 3, para melhorar o som de Mass Effect 3.

O conhecimento da DICE terá um maior impacto no departamento das armas, mas a Bioware tem outras coisas para se preocuparem para além disso, como naves e poderes bióticos.

Um exemplo de como o som melhorará em Mass Effect 3 é a arma assault rifle, que terá diferentes sons conforme o ambiente em que está inserida.

"Temos partilhado muito conhecimento que tem sido útil, adoramos Battlefield. Somos grandes fãs do som, portanto estamos a tentar aproveitar o trabalho feito, mas ao mesmo tempo, são jogos muito diferentes," disse Rob Blake, responsável pelo design do som, à revista Xbox 360 World.

Para além dos ambientes, o som da arma também mudará quando estiverem em cobertura.

"Eles também têm um sistema sofisticado de cobertura, quando disparas a tua arma, o som das armas de outras pessoas será reduzido."

Mass Effect 3 está planejado ser lançado em Março de 2012.

"Gears of War 3 o maior exclusivo do ano"

Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft, parece saber muito bem qual é o exclusivo mais relevante do ano, não só para a Xbox 360, mas também para todas as consolas.

Em declarações à revista oficial Xbox do Reino Unido, Spencer afirmou que, "No que diz respeito a esta E3, um dos nossos objetivos principais que queremos alcançar é que os grandes lançamento que as pessoas queiram jogar estejam na Xbox 360. Gears of War 3 é o maior exclusivo do ano para qualquer plataforma."

Para além disso, Spencer acredita que as suas séries first-party estão ao mesmo nível das da Sony.

"Se observarmos como se vendem as nossas séries first-party, na quantidade de jogadores online, na grande experiência de jogo oferecida e no número de unidades vendidas, as nossas franquias têm-se dado bastante bem em relação às das first-party da Sony. E penso que isto vai continuar."

Street Fighter IV trouxe de volta o género

O produtor de BlazBlue, Toshimichi Mori, acredita que Street Fighter IV da Capcom foi responsável pelo regresso da popularidade do género.

"As modas nos jogos são cíclicas. Os RPGs, por exemplo, podem ser muito populares numa altura e depois virem a ser populares outra vez. Os shooters e jogos de ação são assim também. Agora é o momento para os jogos de luta," disse Mori ao Siliconera.

"Graças a Street Fighter IV, as pessoas estão a jogar jogos de luta muito mais que antigamente.

Fazemos jogos de luta há muito tempo e estamos sempre a competir com a Capcom para fazer jogos melhores. Espero que todos os jogadores desfrutem de todos estes jogos," concluiu ele.

Street Fighter IV realmente trouxe de volta a popularidade do género e deste então não tem parado. No ano passado foi lançada a edição Super e este ano a edição Arcade. Nesse período de tempo a Arc System Works lançou BlazBlue: Calamity Trigger, BlazBlue: Continuum Shift e BlazBlue: Continuum Shift II.

BioWare espera não repetir erros em ME3

Jesse Houston de BioWare afirmou que os jogadores têm tido um impacto significativo no desenvolvimento de Mass Effect 3.

Em entrevista com o Wired, Houston referiu que, "Temos muitos comentários de fãs sobre as opções de personalização, que eram um pouco desconfortáveis, e que eliminámos totalmente em Mass Effect 2. Se calhar fomos um pouco extremistas com isso."

"Uma das grandes novidades que estamos a fazer é o facto de darmos aos jogadores mais opções. Muitos querem um leque mais curto e pessoal, mas não têm as ferramentas para isso," daí a introdução da Omniblade, uma arma de combate corpo-a-corpo.

Mas a BioWare também aprendeu com as reações dos jogadores a Dragon Age 2.

"Sabemos muito sobre como deve funcionar a fluidez da história. Não quero revelar mais detalhes, mas escutámos os fãs; levamos eles muito a sério e estamos confiantes em não repetir os mesmos erros."

Halo: Anniversary no PC?

Matthew Karch, CEO da Saber Interactive, disse que não ia ficar surpreendido se o remake do primeiro Halo chegasse ao PC.

Na mais recente edição da EDGE, Karch revelou que uma versão PC de Halo: Combat Evolved Anniversary não está a ser feita neste momento mas é algo que "não me surpreenderia se acontecesse."

"Uma das razões pelas quais a Microsoft decidiu trabalhar connosco foi porque a tecnologia era forte, e este jogo é muito sobre a execução. E consoante trabalhamos mais com aqueles tipos vemos um monte de oportunidades, espero que eles também."

Halo: Combat Evolved Anniversary cheg

Halo: Anniversary no PC?

Matthew Karch, CEO da Saber Interactive, disse que não ia ficar surpreendido se o remake do primeiro Halo chegasse ao PC.

Na mais recente edição da EDGE, Karch revelou que uma versão PC de Halo: Combat Evolved Anniversary não está a ser feita neste momento mas é algo que "não me surpreenderia se acontecesse."

"Uma das razões pelas quais a Microsoft decidiu trabalhar connosco foi porque a tecnologia era forte, e este jogo é muito sobre a execução. E consoante trabalhamos mais com aqueles tipos vemos um monte de oportunidades, espero que eles também."

Halo: Combat Evolved Anniversary cheg

Rockstar não publicará jogos da Team Bondi

Ao que parece as relações entre a Rockstar e o estúdio australiano Team Bondi, produtores de L.A. Noire. já não são as melhores desde há algum tempo.

Em declarações aos nossos colegas da Gamesindustry.biz, dois antigos funcionários da Team Bondi, que pediram o anonimato, afirmam que as relações entre as duas entidades foram deveras conturbadas, chegando mesmo a afirmarem que a Rockstar tem "desdenho" pelo estúdio Team Bondi.

Os funcionários comentaram, "Tenho ouvido muito sobre o desdém da Rockstar sobre a Team Bondi, e ficou claro que eles não irão publicar o próximo jogo da Team Bondi. O estúdio está a tentar encontrar uma nova editora para o seu próximo título, mas a relação entre a Rockstar ficou muito prejudicada - O Brendan afirma que o sucesso de L.A. Noire é devido à sua visão, mas acho que a Rockstar é que salvou o projeto. Eles continuaram a afundar dinheiro em L.A.
Noire e o seu marketing foi fantástico. Sem o seu continuo apoio, a Team Bondi já tinha caído há muitos anos."

Toda esta problemática vem após as acusações de trabalho excessivo por parte dos funcionários da Team Bondi, com horas extras não pagas e ausência de muitos funcionários da lista de créditos do L.A. Noire.

Os ex-funcionários também afirmam que a Rockstar contribuiu e muito para o jogo, e que os problemas com a Team Bondi não foram em si com os funcionários mas sim sobre a direção do estúdio.

Por fim é referido que a Rockstar estava pronta para tornar a Team Bondi em Rokstar Sydney, mas que quanto mais trabalhavam com o estúdio mais a companhia via que era uma má ideia.

Batman: Arkham City com vilões realistas

O pessoal da Rocksteady, responsáveis por Batman: Arkham Asylum, referiram que esperam que em Arkham City, haja mais realismo e equilíbrio entre os vilões do jogo.

Dax Ginns, membro da Rocksteady abordou sobre o tema dizendo que, "É um pouco habitual que os jogos ofereçam um aumento de dificuldade só porque existe uma personagem mais importante no ecrã como o Pinguim, o Joker, etc... e que sejam tratados como Bosses finais."

"Não vai até uma casa, encontrar um boss final, e conseguir derrotá-lo só com um murro. Mas na realidade se o Batman desse um murro em The Riddler, ele derrubá-lo-ia".

"Eles são humanos. São mortais. Batman é um mortal, embora seja um tipo duro, por isso temos que garantir de que The Riddler não desenvolva um poder sobre-humano, só porque isso encaixa bem na jogabilidade," comentou Ginns. "Não, o The Riddle é um tipo esperto, mas não é uma força da natureza. De tal forma que o combate entre Batman e ele vai existir mas do ponto de vista intelectual."

DICE quer Battlefield 3 mais acessível

Lars Gustavsson, um dos desenhadores principais do multiplayer de Battlefield 3, falou sobre um dos aspectos que mais preocupa a DICE sobre o seu shooter: A acessibilidade.

Numa recente sessão de perguntas e respostas, no blogue oficial de Battlefield, Gustavsson explicou que, "A nossa mentalidade em Battlefield 2 era:'Joga-o da nossa maneira ou joga outra coisa qualquer.' Agora estamos a fazer um esforço consciente por inverter essa mentalidade."

"A meta com Battlefield 3 é a de oferecer uma enorme variedade de experiências jogáveis que sejam acessíveis a todos. Não iremos dizer como devem jogar ao jogo, vocês é que irão escolher."

"Estamos muito orgulhosos dos modos de jogos como o Conquest ou o Rush de Battlefield 2, mas em Battlefield 3 tivemos uma discussão muito séria sobre a nossa forma de pensar.

Falámos sobre os pontos fortes de Battlefield, e acabámos por falar sobre uma série de questões interessantes," afirmou ele.

"Será que tem o jogo em equipa que estar baseado em patrulhas? Ou terá que ter um sentimento mais generalizado de jogo em conjunto? Serei menos jogador se não quiser usar as patrulhas? Se quiser jogar a um Team Deathmatch ou se quiser jogar apenas com a infantaria?"

Mass Effect 3 será incrível em todas as plataformas

David Silverman, diretor de marketing da BioWare, prometeu que as três versões de Mass Effect 3 irão oferecer uma experiência incrível muito semelhante entre si, embora como é lógico a versão PC vá contar com gráficos superiores.

Em entrevista com o Ausgamers, Silverman disse que, "Desenhámos Mass Effect 3 simultaneamente nas três plataformas, como tal, e como é óbvio, isso traz-nos algumas vantagens - podes executar a versão PC a uma resolução mais alta porque existem monitores de resolução mais alta e porque tens uma grande variedade de placas gráficas, mas fundamentalmente todas terão uma experiência incrível."

Mass Effect 3 será posto à venda para PC, PS3 e Xbox 360 só em março de 2012.