Pages

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Feira EGS volta a São Paulo – de 28 a 30 de outubro

A EGS vai retornar a São Paulo.
Em uma coletiva de imprensa ocorrida nesta quarta em São Paulo, a produtora de eventos Oelli confirmou que a feira de games Electronic Game Show terá uma edição brasileira em 2011.

Será de 28 a 30 de outubro, no Transamerica Expo Center, uma área de eventos nos arredores do luxuoso hotel Transamérica, em São Paulo. É um local de 33 mil metros quadrados de área útil, com capacidade para receber 4 mil pessoas. É o mesmo espaço que atualmente recebe eventos como a Eletrolar (feira de eletrodomésticos) e a Salex (de equipamentos para festas e fliperamas).

No evento de divulgação, capitaneado pelo executivo belga Bertrand Cauldron (ex-Electronic Arts, hoje um conselheiro da Oelli), foram divulgados os nomes das empresas que estão apoiando a EGS 2011: Microsoft, Konami, THQ, Square, Level Up! e Ubisoft (por meio da NC Games) são algumas das confirmadas até agora. Outras empresas devem ser reveladas nas próximas semanas, assim como detalhes sobre preços de ingressos. A expectativa é a de que Nintendo e Sony engrossem o caldo de participantes em breve. Fica difícil imaginar  um evento de games bem sucedido no Brasil sem a presença das três principais fabricantes de consoles (além delas, a Microsoft, que já está confirmada).

Vale ressaltar que, alguns dias antes da EGS, ocorre um outro evento de games de grande porte no país: de 5 a 9 de outubro rola o Brasil Game Show, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Os organizadores do BGS esperam receber 50 mil pessoas nos cinco dias, divididos entre conferências e evento aberto ao público. Apesar de a presença de dois eventos na mesma época traga à tona certa rivalidade (e concorrência de apoiadores – a Sony, por exemplo, já está confirmada na BGS), me parece claro que uma feira não concorre exatamente com a outra, visto que cada uma tem intenções e apelos diferentes (além de obviamente se focarem em públicos geograficamente distintos).

O Brasil Game Show possui um apelo mais popular, muito porque atende uma demanda reprimida no Rio, cidade que sempre sofreu com a ausência desse tipo de evento segmentado.

Já São Paulo parece ter enfim definido o tamanho de seu público cativo, após anos de experimentos bem sucedidos (ou não) nesse sentido. Tivemos feiras grandes, como a própria EGS, em dois anos consecutivos (27 mil pessoas passaram pela edição 2005 do evento); também tivemos eventos menores e mais específicos, ou casados com outros eventos para públicos diversos; e, desde o ano passado, o Gameworld, organizado pela Tambor, também entrou para o calendário paulistano. Ou seja, oportunidades não têm faltado para o público realmente interessado. Apesar de que, segundo a Oelli, o foco dos esforços da EGS seria o consumidor casual de games, e não apenas o hardcore.

Mas as perguntas que o ressurgimento da EGS estimulam são pertinentes: o Brasil precisa de tantos eventos de games tão ambiciosos? Há tanto público assim disposto a pagar para visitar esse tipo de acontecimento? O chamado “casual” é mesmo um público capaz de ser atingido por uma feira de games? Melhor ainda, o mercado brasileiro suporta tantos eventos? As empresas que estão no Brasil possuem, afinal, capacidade para investir dinheiro e esforços em tantas oportunidades assim?  Estaria rolando uma nova “bolha” do mercado de games nacional, ou estamos finalmente vivenciado a tão sonhada estabilidade, aquela que as empresas tanto alardearam e prometeram lá pelos idos de 2004, 2005… e que jamais se concretizou na prática (ou será que já e nem percebemos)?

Vale a pena visitar as duas feiras em outubro para tentar responder a essas questões.

Novo 007 apresentado na Comic-Con

O evento Comic Con ganhou mais um ponto de interesse, com o anúncio da revelação de um novo jogo de James Bond 007.

O Kotaku comunica que no convite por parte da Activision para o evento, que decorrerá em San Diego de 21 a 24 de julho, consta o nome de um jogo ainda por anunciar de 007.

A Activision já tinha na verdade prometido um jogo da série para este ano ou início de 2012, sendo que o último jogo esteve aos cuidados dos estúdios Bizarre Creations, agora extinto.

Ainda há pouco tempo foi registado o nome e domínios sobre Goldeneye, sendo esta uma das hipoteses para o novo jogo.

Mais novidades no final do mês.

Kojima anuncia Sdatcher

Como prometido ontem, Hideo Kojima revelou o seu próximo projeto durante o podcast Hideradio.

O projeto não é um jogo, mas antes um drama de rádio chamado Sdatcher.

Sdatcher recebeu inspiração de Snatcher, um jogo de aventura criado por Hideo Kojima lançado em 1988.

O projeto conta com a participação de Suda 51 e Akira Yamaoka, que está encarregue da música. Kojima é o diretor, responsável pelo planeamento, e criador da ideia.

Será no 300º episódio do Hideradio que Sdatcher será mostrado. O podcast do anúncio foi o número 296. Não foi revelado uma data para quando será feito o 300º episódio.

O projeto não é propriamente novidade, foi apresentado pela Grasshopper Manufacture em 2007 com o nome Project S.

Dragon Age 2: Legacy recebe data e preço

A Bioware revelou uma data de lançamento e preço para o DLC Legacy de Dragon Age 2.

Legacy estará disponível a 26 de Julho e custará 800 pontos Microsoft no Xbox Live, 800 pontos Bioware no PC e $9.99 na PlayStation Network.

Neste DLC Hawke descobrirá porque razão um grupo de criminosos está a atacar a sua família.

Para tentar por um fim aos ataques, Hawke deixará a cidade de Kirkwall e explorará uma antiga prisão Grey Warden, onde descobrirá a verdade sobre os seus antepassados.

São prometidos novos darkspawn bem como uma arma poderosa para cada classe que poderá ser melhorada.

Dhalsim em Street Fighter X Tekken

A Capcom publicou um novo teaser de Street Fighter X Tekken onde, de forma enigmática, apresenta Dhalsim, o veterano lutador da série Street Fighter.

Street Fighter X Tekken será lançado no próximo ano para PS3, Xbox 360, PC e PlayStation Vita.

As versões para consolas da Sony vai trazer um personagem extra, Cole de inFamous, e contarão com jogo cruzado.

Resident Evil 15º aniversário

A Capcom revelou os conteúdos do pacote de comemoração do 15º aniversário de uma das séries mais emblemáticas do mundo dos videojogos, Resident Evil.

Este pacote estará à venda exclusivamente na loja online e-Capcom e inclui os seguintes conteúdos:
  • Resident Evil Directors Cut (PSX)
  • Resident Evil 2 (PSX)
  • Resident Evil 3 Last Escape (Nemesis no ocidente) (PSX)
  • Resident Evil Revival Selection (PS3)
  • Banda sonora de Resident Evil Code: Veronica
  • Banda sonora de Resident Evil 4
  • Cromos e pins de STARS e Umbrella
  • Caixa para guardar Resident Evil 5 ou Resident Evil 5 Gold Edition da PS3.
Com Revival Selection vão vir incluídos Resident Evil 4 e Code Veronica adaptados para a alta definição. À excepção de Resident Evil 5, que não vem neste pack, os jogadores terão assim ao seu dispor todos os capítulos principais da série.

Os jogos PSOne são os originais e terão uma caixa especial, estes serão compatíveis com a PSOne, PS2 e todos os modelos da PlayStation 3.

Para já sabe-se apenas que estará disponível no Japão a 8 de setembro a um preço de 7.800 ienes.

Filme Uncharted já tem novo realizador

Depois de anunciar que David O. Russel estava de saída da realização do filme de Uncharted, a Sony Pictures não perdeu tempo em encontrar um substituto, que tal como adianta a revista Variety o novo protagonista da realização e argumento do filme será Neil Burger.

Burger é conhecido por ser o realizador e argumentista do recém estreado "Limitless", thriller protagonizado por Bradley Cooper, um escritor que sofre um bloqueio de inspiração que vai resolver o seu problema ao tomar um medicamento especial que lhe permite aproveitar todo o potencial do seu cérebro.

Outro dos seus grandes filmes foi o "The Illusionit", estreado no ano 2006 e protagonizado por Edward Norton, filme baseado no romance "Einsenheim the Illusionist”

Para já ainda não se sabe se Mark Wahlberg vai continuar a ser o escolhido para representar Nathan Drake no cinema.

"Fãs da Formula 1 exigem mais realismo"

Paul Jeal, produtor senior de F1 2011, acredita que o futuro dos jogos da Formula 1 apostará pelo máximo realismo, algo que se irá melhorando paulatinamente nos sucessivos jogos da sua série automobilística.

"Penso que os jogos futuros vão ser cada vez mais realistas," explicou ele ao site Beefjack. "Sei que há tecnologia em desenvolvimento que em último caso pode simular uma tarde ensolarada de domingo, e que em vez de veres a corrida na televisão podes tomar o lugar de um dos pilotos," afirmou ele.

Mas no entanto ainda há algumas dificuldades uma que, "Ainda há alguns problemas, como por exemplo para modelar a chuva. Ainda não existe forma de poder igualar as propriedades físicas reais da chuva."

F1 2011 vai ser lançado a 23 de setembro no PC, PS3, Xbox 360, 3DS e uma futura versão para a PS Vita.






MW3 com ajuda para daltónicos

A Sledgehammer revelou no seu blog que Call of Duty: Modern Warfare 3 terá uma assistência para quem sofrer de daltonismo.

A produtora estima que cerca de um milhão de jogadores de Call of Duty, sofrem deste problema, o que levou a concentrarem-se numa alternativa de cores para esses jogadores.

Não é a primeira vez que os jogadores com esta deficiência recebem atenção nos videojogos.

Killzone 3 também conta com uma assistência para os daltónicos.